domingo, 9 de maio de 2010

Estudantes de Jornalismo no Altas Horas



A turma do Primeiro Período de Comunicação Social fez uma visita técnica no programa Altas Horas, em São Paulo, na última quinta feira, 13. A visita foi organizada pela estudante Stephanie e acompanhada pelo docente Ubiratan Vieira. A filmagem foi ao ar no último sábado. Participaram da programação Regina Casé, Wagner Moura com a banda Sua Mãe, Lenine e seu filho, o jornalista Guilherme Fiúza e a humorista Fabiana Carla.

4 comentários:

  1. A visita à gravação contribuiu para relacionarmos conteúdos das disciplinas de Introdução à Sociologia e Teoria da Comunicação 1 a uma experiência comum. Um estudo dirigido foi elaborado pelo prof. Ricardo Frei e por mim para este fim sobre industria cultura e formas de censura próprias ao campo jornalístico. Outras questões sociológicas puderam ser trabalhadas durante a visita, em particular o uso de formas de controle social durante sobre as "caravanas" de visitantes. Em fim, foi uma ótima oportunidade para tentarmos exercer a imaginação sociológica, procurando ver as coisas de um ponto de vista mais amplo do que aquele que se apresenta à nossa experiência imediata.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sair das portas da Universidade e viver uma experiência como estudante de comunicação numa das maiores empresas de mídia do Brasil é um laboratório incrível. Ver de perto a dinâmica de uma gravação de um programa de TV e a atuação de um grande comunicador como Serginho Groisman é um trabalho de campo para nós da Comunicação Social.
    O apoio e atitude dos professores Ricardo, Ubiratan e Rondon em transformar essa atividade em acadêmica é o passo importante dentro do ICSA, pois a experiência profissionalizante é fundamental. Fomos ao “Altas Horas” com os olhos da Teoria da Comunicação, Introdução ao Jornalismo e Introdução a Sociologia... Nossa visão foi mais ampla!
    A visita ao Altas Horas só foi possível com a ajuda da Marta que cedeu os telefones do ICSA para eu entrar em contato com a Globo, ao coleguismo do Rolder, Yara e Fran e a boa vontade do Ubiratan em acompanhar a turma e também ao professor Rondon que apoio desde o início. Foi uma iniciativa minha, mas se não fosse o apoio de todo mundo do primeiro período não seria possível. Valeu demais Primeiro Período a próxima é no CQC!
    Stephanie Thabata

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo turma! PArabéns Stephanie, pela iniciativa e ousadia, e parabéns Ubiratan pela bela experiência proporcionada aos alunos! Sem dúvida, uma mirada sociológica muda tudo de lugar!

    ResponderExcluir